Crowdfunding, na tradução literal, significa financiamento pela multidão ou simplesmente financiamento coletivo, como falamos em português.
É quando diversas pessoas colaboram financeiramente para que um projeto se torne realidade – seja ele um intercâmbio, um tratamento de saúde, o lançamento de um produto ou outro.
Se você precisa de dinheiro para tirar algum projeto do papel, você pode criar uma campanha de crowdfunding. A única regra é que o seu projeto atenda às leis do país – tirando isso, todo objetivo é válido.
Crowdfunding pelo mundo
Em 2020, foram criadas 6.445.080 campanhas de crowdfunding ao redor do mundo, movimentando $65 bilhões. Segundo o site Fundly, a projeção é que em 2025, o mercado global triplique.
Segue os valores por continente:
- América do Norte: $ 17,2 bilhões
- Ásia: $ 10,54 bilhões
- Europa: $ 6,48 bilhões
- América do Sul: $ 85,74 milhões
- Oceania: $ 68,8 milhões
De acordo com a Statista, o mercado de crowdfunding no Brasil deve atingir US $ 9,9 milhões em 2021.
Crowdfunding, financiamento coletivo e vaquinha
É tudo a mesma coisa. Com todas as opções, você pode arrecadar para uma causa com a ajuda financeira da multidão.
O que acontece é que, em algumas plataformas, é obrigatório adicionar a recompensa na campanha. Já outras, como a Vakinha, não.
Por exemplo, em campanhas de pré-venda, os usuários doam basicamente para receber em primeira mão o produto. Já em campanhas para custear tratamento de saúde, os doadores contribuem simplesmente pela causa, por querer transformar uma história.
Características do crowdfunding
Toda campanha de crowdfunding tem:
- Texto da campanha: você deve explicar porque seu projeto é tão importante e você precisa do dinheiro agora e não depois. Use texto, imagens, vídeos.. tudo que possa enriquecer a sua campanha e convencer o doador.
- Recompensas: o que você dará em troca de uma contribuição? Pense desde as pessoas que podem ajudá-lo com R$ 20,00 ou R$ 40,00 até àquelas que podem contribuir com valores maiores, acima de R$ 1.000,00.
- Meta: qual valor necessário para colocar o seu projeto no ar? Não exagere, coloque o valor real que você precisa. Adicione os custos da taxa da plataforma, valores de envio das recompensas (caso sejam físicas), de divulgação da vaquinha e outros que achar pertinentes.
Agora que você já sabe o que é crowdfunding e como utilizá-lo, crie já uma campanha e conte com a colaboração de pessoas que acreditam em você!
Boa sorte! <3