Crowdfunding

Como funcionam os sites de vaquinha online?

Os sites de vaquinha online permitem que qualquer pessoa crie uma campanha e arrecade dinheiro. Eles são responsáveis por oferecer um ambiente seguro e fácil de usar – tanto para os criadores como para os doadores.

Os sites de vaquinha online permitem que qualquer pessoa crie uma campanha e arrecade dinheiro. Alguns, possuem uma curadoria e as vaquinhas só vão para o ar depois de aprovadas. Já em outros, é possível criar uma vaquinha e botar no ar em minutos.

Os sites que não possuem curadoria se baseiam no feedback dos usuários – entre outros fatores. Segundo o site Catarse, “Acreditamos que não há nada melhor do que as próprias pessoas que usam o Catarse todo dia para validar se uma ideia é boa o bastante para ir adiante e ter sucesso na captação.”

Por outro lado, os sites que optam pela curadoria, podem acabar transmitindo mais segurança aos doadores. Afinal, se uma vaquinha é aprovada, sinal de que é confiável e eu posso doar. O pessoal da VOAA – Vaquinha do Razões, por exemplo, investe bastante tempo na checagem das informações da vaquinha. Segundo o fundador Vicente Carvalho, esta análise pode durar até meses.

Taxa Administrativa do site de vaquinha

Esta é uma dúvida recorrente, tanto para quem pensa em criar uma vaquinha como para os doadores: “mas, por que cobrar uma taxa administrativa?” ou “por que cobrar uma taxa tão alta?”

A taxa administrativa pode chegar a 13%, dependendo do site, e é cobrada a cada doação ou no montante final arrecadado. Em troca, os sites se comprometem a fornecer um serviço seguro e fácil de usar.

A taxa engloba todos os custos operacionais para manter o site (e é bastante caro, viu?). Todos os profissionais, sistemas de segurança, ferramentas.. além do valor cobrado pelo meio de pagamento a cada transação financeira.

Aliás, o valor cobrado pelo meio de pagamento é o que geralmente encarece a taxa. Ele costuma ser de uns 4% para pagamentos à vista, no cartão. E aumenta se a doação for parcelada ou se for realizada via boleto. Imaginem, se a taxa do site for de 13%, sobra uns 7% para cobrir todos os custos!

Tipos de vaquinhas online

Vaquinhas Pontuais

Tudo ou Nada: o criador só receberá o valor arrecadado se bater a meta. Caso contrário, todas as doações são devolvidas automaticamente para os contribuidores. Não fica nada com o site ou com o criador da vaquinha.

Este tipo de vaquinha é indicada se você só puder realizar o que deseja com o valor total da vaquinha. Por exemplo, gravar um CD, construir uma biblioteca, publicar um livro ou lançar um produto.

Flex: o criador recebe o valor arrecadado independente de bater a meta.

A modalidade flex é indicada caso você consiga tirar o seu projeto do papel mesmo sem ter todo o valor da meta ou for possível obter o restante com o Banco ou amigos. Por exemplo, para custear tratamentos de saúde, eventos e ajudar pequenos negócios durante a pandemia.

Mas, lembre-se, se a sua vaquinha oferecer recompensas em troca de contribuição, você será obrigado a entregar para todos os doadores – independente do valor arrecadado. Por isso, pense bem ao escolher o tipo de sua vaquinha.

Vaquinhas para Projetos a Longo Prazo

Recorrente: as vaquinhas funcionam como um clube de assinatura e, todo mês, o criador recebe o valor arrecadado. É mais indicado para projetos sociais.

Não há meta estipulada e as recompensas são opcionais.

E você, está pensando em criar uma vaquinha online? Conta pra mim nos comentários e boa sorte em sua arrecadação 😉

Imagens: br.freepik.com

Facebook Comments