Que tal produzir apenas o produto que seu público já encomendou? É essa estratégia da Amazon ao lançar a plataforma de crowdfunding Build It!
A Amazon é uma loja completa. Tudo o que você imaginar, ela vende. Tudo mesmo! A empresa lançou o Amazon Prime (streaming de filmes e séries), Amazon Luna (streaming de jogos) e também os dispositivos Echo and Show habilitados para Alexa, que atraem muitos usuários.
Agora, a gigante do varejo está aproveitando os benefícios de uma base de clientes fiéis, permitindo que eles decidam quais novos produtos a empresa lançará. E é tudo muito fácil, como se fosse uma compra normal no site. O cliente clica para encomendar o produto que ele quer que seja lançado.
É uma pré-venda. O mesmo conceito de plataformas de crowdfunding como Kickstarter e Indiegogo, no exterior, e Catarse e Benfeitoria, no Brasil. Veja como funciona:
Para que o produto seja lançado, a meta de arrecadação (o valor necessário para a sua produção) deve ser alcançada em até 30 dias. Caso contrário, o valor volta para o cliente.
“Quando você encomenda, obtém um preço especial e só será cobrado se e quando o produto for enviado”, disse a empresa no anúncio de lançamento. “Se a meta da encomenda não for atingida, o produto não será fabricado e você não será cobrado. É baixo risco, alta recompensa e muito divertido.”
Build It foi lançada com 3 produtos, mas apenas 1 atingiu a meta e será lançado:
Um relógio cuco inteligente de $ 80: atingiu apenas 59% da meta;
Uma balança de nutrição inteligente que gera informações nutricionais de $ 35: atingiu apenas 61%.
Uma impressora de notas atutocolantes de $ 90: atingiu 100% e será produzido pela empresa.
Todos os gadgets funcionam com a tecnologia de assistente de voz Alexa da Amazon para controles viva-voz. A empresa planeja enviar o produto financiado aos compradores entre julho e setembro.
E afirma que esta é só a primeira fase para o Build It. Novos produtos serão anunciados: “Se o seu conceito favorito não for construído desta vez, não se preocupe – há mais ideias divertidas por vir”, acrescentou a empresa.
Infelizmente, ainda não há informações sobre a chegada da plataforma ao Brasil. Ficamos aqui no aguardo!