Aliança de Confiança do Crowdfunding com Indiegogo e GoFundme
Crowdfunding

Indiegogo revisará campanhas de crowdfunding para detectar fraudes e gerar mais confiança para os usuários

Essas ações em prol da confiança e segurança dos contribuidores significam uma grande mudança para uma indústria que renunciou, em grande parte, à responsabilidade caso uma campanha não cumprisse suas promessas. O risco sempre foi do contribuidor.

Em novembro, a plataforma de crowdfunding Indiegogo decidiu mudar a maneira como faz negócios. Passou de uma plataforma totalmente aberta, em que qualquer pessoa poderia lançar uma campanha e arrecadar dinheiro para qualquer propósito, para um modelo fechado, em que cada campanha receberá uma revisão manual antes de ir para o ar.

A Indiegogo entendeu que muita coisa mudou ao longo dos anos e precisava fazer ações para gerar mais confiança em seus contribuidores (e ter mais receita, claro).

Veja abaixo as mudanças que a plataforma implementou.

homem fazendo negócio pela internet

Comunidade e confiança são os alicerces do crowdfunding

“Sinceramente, nem sempre correspondemos às expectativas de nossos contribuidores”, disse Will Haines, VP de Produto e Confiança do Cliente na Indiegogo. Quando a empresa foi lançada, em 2008, havia poucas restrições para quem quisesse arrecadar dinheiro via crowdfunding. No entanto, Haines diz que “aberto” não é o que a comunidade de crowdfunding realmente quer agora, mais de uma década depois.

“O crowdfunding não é comprar – as pessoas, em geral, entendem isso agora – mas também não deveria ser um salto no escuro”, disse ele.

“Nossa comunidade de contribuidores é a razão pela qual tudo acontece na Indiegogo. Eles contam com a plataforma para ser um espaço seguro e confiável”, disse Haines. Mas, “o risco tem que valer a pena, e os contribuidores precisam das ferramentas para tomar uma decisão”, acrescentou ele.

Mudanças na Indiegogo:

1. Equipe de Confiança e Segurança

A plataforma está sempre atenta ao feedback de seus clientes. Eles investiram em profissionais e renovaram completamente a equipe de Confiança e Segurança. Fizeram enormes progressos em direção a uma plataforma mais segura.

2. Conselho Interno de Revisão das Campanhas

A Indiegogo também criou um conselho interno para revisar e avaliar as campanhas “mais arriscadas” em sua plataforma, conforme apontadas por sua comunidade de contribuidores.

O conselho pode tomar medidas que vão desde proibir os criadores de campanhas de lançar novamente, pedir mais informações aos criadores e até relatá-los às autoridades policiais, se necessário.

Tais ações serão reservadas para campanhas em que o Indiegogo acredita serem “mal-intencionadas” – se a empresa não tiver notícias de um criador de campanha após várias tentativas de contatá-los ou de não cumprimento de seus Termos de Serviço.

3. Aliança de Confiança do Crowdfunding

Com a plataforma GoFundMe, eles co-fundaram a Aliança de Confiança do Crowdfunding (Crowdfunding Trust Alliance) para compartilhar regularmente as tendências e melhores práticas do setor.

Juan Benitez, presidente da GoFundMe, disse que trabalhar com outras plataformas será fundamental para reduzir as fraudes de crowdfunding em todos os âmbitos. “Portanto, acho muito importante que as plataformas colaborem e tenham o compartilhamento das melhores práticas, tecnologia e recursos”.

Benitez acrescentou que o GoFundMe acolheria mais membros da indústria de crowdfunding para juntar-se à nova Aliança. “Isso só coletivamente nos ajuda a ser mais fortes”.

4. O Programa Guidepost

Além de revisar as campanhas antes de colocá-las no ar, a empresa planeja trabalhar mais próximo dos empresários por trás de uma campanha para garantir que eles tenham um plano sólido e conhecimento suficiente para trazer seu produto ou ideia para o mercado.

A nova abordagem está sendo usada em um pequeno número de campanhas e será lançada mais amplamente nos próximos meses, disse a empresa.

“O que eu vejo como o Santo Graal para avançarmos não é remover todo o risco, mas ser claro quanto ao nível de risco”. Se você quer entrar em algo quando é um esboço em um guardanapo, você deve reconhecer que o que você acaba recebendo não será exatamente o esboço no guardanapo”.

Embora não possamos garantir que todas as campanhas sejam bem-sucedidas, podemos proteger os financiadores de projetos inviáveis e de golpes diretos. Agora temos os recursos e a experiência para aplicar este nível de análise a todas as nossas maiores campanhas e o expandiremos para as demais, com o tempo.

5. Em breve: Programa de Fidelidade

Nos últimos 10 anos, a Indiegogo teve muitas campanhas de sucesso e já possui um histórico interno, de empreendedores que já criaram campanhas com eles.

O programa de Fidelidade de Confiança destacará novas campanhas de criadores antigos. Quer dizer, quem não tiver um bom histórico, não será bem divulgado na plataforma (seja na home ou canais de divulgação como o e-mail). Para quem não sabe, estar na home da Indiegogo, por exemplo, significa arrecadar um valor muito bom organicamente (sem fazer nada, só por estar na home).

Conclusão

Essas ações em prol da confiança e segurança dos contribuidores significam uma grande mudança para uma indústria que renunciou, em grande parte, à responsabilidade caso uma campanha não cumprisse suas promessas. O risco sempre foi do contribuidor.

No Brasil, é o mesmo caso. Quando acontece um desastre natural, como as enchentes na Bahia, por exemplo, logo aparecem várias campanhas de crowdfunding diferentes na internet e o usuário fica desconfiado (e, muitas vezes, prefere não contribuir).

Haines, diz que além de criar mais transparência sobre como as campanhas de crowdfunding são dirigidas, ele vê o Indiegogo desempenhando mais um papel de ajudar os empreendedores a serem mais bem sucedidos com suas campanhas de arrecadação, ao dar todo o suporte. “Algumas campanhas nunca arrecadariam dinheiro”, observou ele. “Mas queremos concentrar nossa atenção em onde estão os contribuidores, porque é aí que está o risco e onde está o dinheiro”.

 

Fonte: Indiegogo e The Verge