Marketing

SEO no YouTube: Como aparecer bem posicionado com vídeos no Google e YouTube

Ao otimizar vídeos, pense no YouTube e também no Google. Otimizar significa aplicar técnicas para que o buscador entenda que o seu vídeo é relevante para o usuário em determinado assunto.

O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais acessado do mundo (só perde para o Google). Em 2021, a base de usuários do YouTube no mundo totalizava aproximadamente 2.240,03 milhões de pessoas.

As pessoas acessam o YouTube para pesquisar tutoriais, entretenimento e para educação. Aplicar técnicas de SEO pode ajudar seu conteúdo a alcançar um público mais amplo, visando ativamente as pessoas que estão procurando por vídeos.

E, ao otimizar os vídeos, pense não somente nas buscas do YouTube, mas também nas realizadas no Google. Isto porque muitos resultados do Google privilegiam vídeos (e não textos ou imagens).

Se você reparar, ao pesquisar tutoriais de como fazer tal coisa (como pintar o cabelo, como fazer bolo ou como cantar), você verá resultados em vídeo. E se o Google exibe tal formato para estas buscas, você deve seguir e também criar vídeo se quiser aparecer em boa posição.

Veja abaixo o resultado do Google para “como pintar o cabelo”:

print do resultado do Google
print do resultado do Google

Otimizar significa aplicar técnicas nas configurações dos vídeos para que o buscador entenda que ele é relevante para o usuário em determinado assunto.

Veja dicas!

1- Escolha a Palavra-chave

Algo bem simples e que super funciona para uma análise inicial é começar a digitar a palavra no YouTube e no Google para que eles completem com as buscas mais comuns. Veja só:

Google Suggest Tool

Porém, para saber a quantidade de buscas por mês para determinada palavra-chave, recomendo a SEMrush (print abaixo) ou a Keyword Planner Tool.

O legal da SEMrush é que ela também mostra o resultado das buscas para variações da palavra-chave, para buscas com perguntas (o que, como, quando e por que) e também para palavras relacionadas.

Veja abaixo o resultado para “pintar o cabelo”.

Print da ferramenta SEMrush
Print da ferramenta SEMrush

Desta forma, fica mais fácil analisar e escolher qual palavra-chave trabalhar.

Evite palavras muito amplas, pois elas costumam ser usadas logo no início do funil – quando o usuário está comparando ou querendo saber mais sobre determinado assunto.

As palavras-chave mais específicas como “como pintar o cabelo sozinha”, apesar de ter menos buscas, geralmente possuem menos concorrentes e são mais fáceis de subir de posição no Google.

Dica: Uma das coisas mais importantes é entregarmos o resultado correto e, ao otimizar seu vídeo para “como pintar o cabelo”, você poderá aparecer para usuários interessados em pintar com papel crepom, pintar de loiro, dicas para saber o tom do cabelo… fica muito vago! Entregue exatamente o que o usuário busca.

2 – Título

Os títulos devem ser claros e objetivos. Precisam indicar para o usuário o tema do vídeo e o que ele irá ajudar a resolver.

A palavra-chave deve estar contida no título de seu vídeo, de preferência, logo no início.

Aproveite os 100 caracteres para capturar a atenção do seu usuário.

Você pode ou não colocar o nome da sua empresa ou o nome do seu canal – mas, no final. Eu gosto bastante de colocar, pois os usuários também buscam pelas marcas no YouTube.

Por exemplo, se eu estou fazendo o upload de um vídeo sobre “como pintar o cabelo sozinha”, esta frase-chave deve estar no título. E mais, você pode mesclar com a frase-chave “como pintar o cabelo em casa” e colocar no título “Como pintar o cabelo sozinha em casa”. Assim, você poderá aparecer quando realizarem as duas buscas.

3 – Descrição

Neste espaço, você pode adicionar até 5.000 caracteres.

Esta descrição é a mesma que aparece nos resultados do Google, logo devemos pensar estrategicamente o que escrever nos 150 primeiros caracteres (quantidade que aparece no Google).

Para isso, novamente, é muito importante analisar como os usuários buscam no Google pela informação que você está disponibilizando no vídeo.

Coloque a palavra-chave logo no início da descrição. Mas, de forma bem natural. Você cria textos para os humanos e não para o robô do mecanismo de busca, lembre-se disto.

Responda as perguntas dos usuários. Sim, se buscam no Google sobre “como pintar o cabelo de loiro” e o seu vídeo for sobre isso, explique na descrição como é o processo para pintar de loiro, se tem diferenças e especificidades em relação à outras cores.

Escreva praticamente um artigo na descrição. E, você ainda pode criar um gancho para fazer um outro vídeo sobre “como cuidar de cabelo pintado de loiro”.

Quem já pintou o cabelo de loiro sabe como a gente sofre pra cuidar rs.

Se colocar algum link, adicione-o inteiramente, com https:// no início ou, senão, o YouTube não identificará que é um link.

  • não adicione assim: lisaneandrade.com.br
  • adicione assim: https://lisaneandrade.com.br

4- Tags

Ajudam na otimização, mas também é a partir delas que o YouTube inter-relaciona todo o seu conteúdo.

Sabe quando você termina de assistir um vídeo e a plataforma te sugere outro? Ou aqueles posicionados próximos ao vídeo que você está assistindo no momento? É isso!

Para saber as tags que os seus concorrentes usam, utilize uma extensão do Chrome chamada “VidIQ“.

Ao adicionar as tags, tenha em mente: quais assuntos são abordados no vídeo e como as pessoas o buscariam?

Vale incluir não somente as palavras mais técnicas da sua área, mas também outras mais comuns. Você pode adicionar até 120 caracteres – o YouTube aconselha de 6 a 8 tags.

Ah, avalie se deve colocar tags amplas ou mais específicas. Se o seu vídeo for sobre “pintar o cabelo de loiro em casa”, colocar apenas “pintar o cabelo” pode exibir o seu vídeo dentre outros que não têm taaanto a ver assim e a taxa de cliques vai lá para baixo.

5 – Engajamento

Agora é a hora de pedir o apoio do público para aumentar a relevância do seu canal.

Assim como toda rede social, a interação deixa claro se o usuário gostou ou não do vídeo.

Taxa de retenção, comentários, compartilhamentos, likes, assinar o canal e taxa de cliques são métricas de engajamento que o YouTube leva em conta.

É aquela história “dê seu like e se inscreva, a gente faz o canal para você…” (agora você entende o porque dessa frase clássica hehehe).

E, cá entre nós, dá um trabalho gigantesco criar vídeos. Então, dá próxima vez que você visualizar (e gostar, claro), dá um like, comenta. Deixe o criador feliz 😂😂😂

Exemplos de otimizações

Segue o print de resultados de vídeos no Google para o cliente Full Voice Studios:

E você, tem alguma outra dica legal para o YouTube? Deixe seu comentário 😉