rapaz com laptop em cima de moedas de dinheiro
Crowdfunding

Como arrecadar dinheiro online

Arrecadar dinheiro através de uma vaquinha online é a forma mais rápida e desburocratizada de conseguir fundos para causas pessoais, projetos sociais, produtos e outros.

Arrecadar dinheiro através de uma vaquinha online (ou crowdfunding como também é chamado) é a forma mais rápida e desburocratizada de conseguir fundos para causas pessoais, projetos sociais e outros.

Você não depende de bancos, não paga juros e não fica devendo a ninguém. Você conta com a contribuição financeira de pessoas que acreditam em você.

Homens fazendo negócio através do celular

Devo arrecadar dinheiro através de um site de vaquinha?

Sim! Há diversos sites em que você pode criar uma campanha de arrecadação e contar com a contribuição financeira de centenas de pessoas. E isso é o legal da vaquinha online, você não se limita aos seus amigos ou ao seu bairro. Você é capaz de impactar pessoas de todo o Brasil e até do mundo.

Os sites também dão mais credibilidade e transparência para a sua campanha. Eles cuidam de toda a parte financeira, permitem que todos tenham acesso ao valor arrecadado, quantas pessoas contribuíram e os doadores também podem deixar comentários sobre a campanha (validando a arrecadação).

Entenda como os sites de vaquinha funcionam e escolha o que melhor se encaixar para o seu objetivo!

Posso criar uma vaquinha e arrecadar dinheiro para quais objetivos?

Se você precisa de dinheiro para algum projeto, ideia ou sonho, você pode criar uma vaquinha online.

As pessoas criar vaquinhas para:

  • Educação: formatura, intercâmbio, faculdade, cursos e outros.
  • Entretenimento: produzir eventos de música e de teatro, gravar CDs, filmes.
  • Saúde: tratamento, cirurgias, remédios e equipamentos.
  • Tecnologia: criação de aplicativos, produtos.
  • Terceiro Setor: projetos sociais, ONGs, comunidades.

Eu não tenho muitos conhecidos, como arrecadar?

As pessoas se conectam com histórias. Seja sincero, passe emoção. Se você criar um bom texto para a sua campanha e explicar porque você precisa do dinheiro, as pessoas irão se motivar em ajudar.

Mulher escrevendo blog na internet

As contribuições costumam vir de amigos/familiares, conhecidos e desconhecidos. Conte com os mais próximos para ajudá-lo a compartilhar a sua campanha para as demais pessoas logo no início (via mídias sociais, e-mail, WhatsApp..).

Pesquisas mostram que se uma vaquinha arrecadar 30% logo na primeira semana, ela terá mais chances de bater a meta. Logo, a ajuda dos seus familiares e amigos é essencial para este boom inicial.

Quais informações devem ter na vaquinha?

  • Título: ele precisa ser curto e resumir o objetivo da campanha. As pessoas devem bater o olho e já identificar porque você precisa de dinheiro.
  • Texto da campanha: seja sincero e passe emoção. Explique sobre o seu projeto, porque você precisa do dinheiro e fale de você. Os usuários precisam se conectar com você e a sua história.
  • Vídeos: campanhas com vídeos arrecadam mais do que campanhas sem vídeos. Eles são uma forma do usuário conhecer quem está por trás da campanha e criar uma conexão mais rápida. Ou, se for uma campanha de produto, tenha um protótipo dele. Fica muito mais fácil das pessoas “enxergarem” como ele será e se convencerem de contribuir.
  • Imagens: Tenha sempre imagens, gráficos, tudo que possa ilustrar a sua campanha.
  • Meta de arrecadação: calcule os custos da produção de seu produto, de seu tratamento de saúde, para a viabilização de seu evento.. enfim, bote tudo no papel. E a adicione o valor da taxa do site de vaquinha, custos para a produção e envio das recompensas (se houver), entre outros. Não exagere em sua meta, coloque um valor realista.

Veja o Checklist completo para ter uma campanha de arrecadação de sucesso!

Facebook Comments