casal comemorando gráfico e dinheiro
Crowdfunding

15 Estatísticas sobre Crowdfunding que você precisa saber (2021)

Estatísticas valiosas sobre como conduzir uma campanha de crowdfunding de sucesso – antes, durante e após a arrecadação. Confira!

A indústria de crowdfunding continua a crescer e a apoiar uma série de causas, projetos e eventos no Brasil e no Mundo. Em 2019, o mercado global foi avaliado em 13,9 bilhões de dólares e a previsão é triplicar até 2026.

Por isso, compartilho com vocês estatísticas valiosas sobre como conduzir uma campanha de crowdfunding de sucesso – antes, durante e após a arrecadação. Confira 😉

1. Em 2020, 34 bilhões foram arrecadados com crowdfunding no mundo todo

Crowdfunding se tornou uma das formas mais populares de arrecadar dinheiro para uma causa, projeto ou evento.

  • Total arrecadado com Empréstimos Peer-to-Peer: $ 25 bilhões
  • Total arrecadado com crowdfunding de recompensa e doação: $ 5,5 bilhões
  • Total arrecadado crowdfunding de ações: $ 2,5 bilhões

Saiba como funciona cada crowdfunding em “5 Tipos de Campanhas de Crowdfunding

2. Campanhas de crowdfunding que arrecadam pelo menos 30% de sua meta na primeira semana têm mais probabilidade de atingir sua meta

Arrecadar 30% logo nos primeiros dias gera uma onda de doações fazendo com que a sua campanha tenha mais chances de chegar aos 100% da meta. Se ela arrecadou um bom valor em pouco tempo, sinal de que é confiável e as pessoas podem doar.

3. Pessoas são influenciadas por pessoas

Quando uma campanha atinge 40%, os visitantes (possíveis doadores) permanecem na página de arrecadação 31% mais de tempo e têm 22% mais probabilidade de doar.

4. 42% da valor é arrecadado nos primeiros e últimos 3 dias de uma campanha

Vá com tudo na desde o início e, nos últimos dias, faça a contagem regressiva. Muitas pessoas deixam para contribuir na última hora, mantenha o pique até o final e arrecade mais doações!

5. Campanhas mais curtas tendem a ter um desempenho melhor

Sendo de 20 a 40 dias o ideal. Ela não pode ser tão curta que não dê tempo dos usuários doares, mas também não pode ser longa a ponto deles esquecerem.

6. Campanhas que são compartilhadas menos de 2 vezes têm 97% de chance de falha.

É muito importante divulgar a sua campanha. As pessoas precisam saber que o seu projeto ou a sua causa é importante para você. Crowdfunding é persistência, você precisa compartilhar o maior número de vezes.

7. Campanhas arrecadam 3x mais se atualizarem seus apoiadores a cada 5 dias
Mantenha seus contribuidores informados. Se você atualizar seus apoiadores regularmente, maior será a probabilidade deles compartilharem sua campanha com suas redes.

Atualizar a sua campanha com frequência permite que outras pessoas vejam até onde você chegou com sua campanha de arrecadação de fundos e mostra o seu interesse em fazer o projeto dar certo.

8. Campanhas de crowdfunding com vídeos arrecadam 105% mais do que aquelas sem vídeos.
Incluir mídia, como fotos e vídeos, ajuda a engajar seus contribuidores e os mantém na página de sua campanha por mais tempo, resultando inevitavelmente em mais doações.

E terá ainda melhores resultados se olhar diretamente para a câmera. Diversos estudos mostraram que olhar os doadores em potencial nos olhos significa receber mais doações.

9. A quantidade média de palavras para campanhas de crowdfunding bem sucedidas é de 300 a 500 palavras

Portanto, evite insistir na descrição da sua campanha – vá direto ao ponto rapidamente e certifique-se de que seu argumento (de porque você merece e as pessoas devem doar) esteja no primeiro parágrafo.

Dito isso, confira se há todos os demais detalhes pertinentes, como a explicação do objetivo da vaquinha, a sua bio (detalhes sobre o criador da campanha) e defesa da meta. Uma descrição que varia de 300 a 500 palavras pode abranger tudo isso.

10. A importância de criar vínculo com os doadores

O professor Andreea Gorbatai, da UC Berkeley Haas School of Business, analisou 9.943 campanhas e constatou que as mulheres possuem mais sucesso em suas campanhas por causa da forma com que se comunicam com os doadores.

Elas geralmente usam palavras sobre emoções positivas, por exemplo, “animado” e “feliz”. E de inclusão, como o pronome “nós” e palavras como “juntos”.

Usar uma linguagem inclusiva constrói esse vínculo de confiança, em que você sente que as pessoas não estão tentando tirar seu dinheiro, você sente que elas estão incluindo você neste projeto”, diz Gorbatai.

11. Vaquinhas online que batem a meta têm em média 300 apoiadores
O Crowdfunding Center analisou que campanhas bem sucedidas têm, em média, 300 contribuidores. Isto nos leva a crer que elas dependem de doações menores para bater a meta.

12. Pessoas de 24 a 35 anos têm muito mais probabilidade de apoiar campanhas de crowdfunding
Os dados demográficos da sua comunidade pessoal e profissional terão um grande impacto no sucesso da sua campanha de crowdfunding. Por exemplo, pessoas de 24 a 35 anos têm muito mais probabilidade de participar de campanhas de crowdfunding.

Portanto, se você conseguir alcançar apoiadores em potencial nessa faixa etária, provavelmente terá uma taxa de conversão maior do que os criadores de campanha que não entram em contato com pessoas dessa faixa etária.

13. Aqueles com mais de 45 anos são menos propensos a apoiar campanhas de crowdfunding
Se o seu meio consiste principalmente de pessoas com mais de 45 anos, então comece a pensar em maneiras de alcançar idades com maior probabilidade de apoiar sua campanha (25 a 35 anos).

14. Adicionar informações pessoais à sua campanha pode gerar 79% mais apoiadores.
Um estudo psicológico analisou o caso de doações com base na quantidade de informações pessoais que os doadores em potencial receberam sobre o destinatário dos fundos da campanha.

A campanha que ofereceu o nome, link das redes sociais e foto de um destinatário recebeu 79% mais apoiadores do que a campanha que deixou o destinatário não identificado.

Portanto, não apenas vídeos e fotos pessoais são essenciais, mas também é crucial ter suas informações básicas para que os possíveis doadores possam comprovar.

15. 53% das ações por e-mail de campanhas de crowdfunding se convertem em doações
Uma das maneiras mais eficazes de fazer as pessoas se comprometerem com sua campanha é enviá-lo por e-mail diretamente a elas. Uma mensagem personalizada para cada um.

 

Fontes: Statista / Crowdfunding Center / Fundera / Startups.com / Fundly

Facebook Comments