Para ter sucesso em sua vaquinha é necessário persistência e um planejamento diário de divulgação para que você possa impactar os potenciais doadores e arrecadar doações.
Divida as tarefas por fases, assim ficará mais fácil organizar o que fazer antes, durante e após finalizar a sua campanha.
Antes de lançar a vaquinha:
Este é o momento de informar ao público sobre a sua vaquinha para que, ao lançar, eles já saibam do que se trata e doem mais rapidamente.
Quando lançamos uma vaquinha e não avisamos previamente, as pessoas podem achar que é spam e não dar muita bola. Por isso, fale o quão importante é o seu projeto, passe emoção!
Plano de divulgação: Crie um plano e saiba o que fazer em cada dia de sua campanha. Desta forma, você se organizará e será mais fácil manter o pique até o final da vaquinha 😉
Redes Sociais: verifique onde seu público está e crie um perfil na rede social. Por exemplo, se a sua vaquinha for de música, vale criar um canal no YouTube. Se for de fotografia, um perfil no Instagram. Não saia criando várias redes sociais, esteja onde o seu doador está.
Email: crie uma lista com os emails de amigos e pessoas importantes que podem ajudá-lo a divulgar (como jornalistas, influenciadores e outros).
Imagem de capa e Título da Vaquinha: estes dois itens precisam transmitir o objetivo de sua vaquinha. O link da campanha será compartilhado nas redes sociais e o usuário precisa entender rapidamente do que se trata.
Parceiros: pesquise por influenciadores da sua área que possam te ajudar.
Sites de conteúdo: há muitos sites que aceitam divulgar artigos de colaboradores. Busque no Google e envie mensagem para o máximo de portais e blogs que conseguir (pois, nem todos irão te responder). Envie mensagem pelo formulário de contato ou busque o e-mail de algum jornalista. Se a sua vaquinha for de esporte, busque sites que falem sobre o tema. Crie uma lista e deixe seu artigo pronto para quando sua vaquinha for para o ar.
Anúncios: em plataformas como Catarse e Benfeitoria, é possível adicionar o pixel de conversão do Facebook. Desta forma, você poderá criar anúncios para levar novos usuários para as vaquinha e também para os que abandonaram uma doação (começaram a doar para a sua vaquinha, mas desistiram).
Durante a vaquinha:
Vaquinha lançada, agora é hora de ir com tudo na divulgação!
Importante: não peça só dinheiro, crie relacionamento com os doadores <3
Redes Sociais: poste sobre o lançamento de sua campanha e continue alimentando-a durante todo o período em que a vaquinha estiver no ar. Pense em diferentes abordagens: hoje fale sobre como a sua causa é importante, depois fale sobre sobre (os doadores precisam conhecer que está por trás do projeto e sentir confiança), fale também sobre as recompensas (se houver).
Email: envie uma mensagem para todos os seus contatos. Lembre-se, não peça somente doações, peça para que todos estejam com você nesta jornada e o ajudem a realizar o seu sonho – seja contribuindo financeiramente ou compartilhando a sua vaquinha para mais e mais pessoas.
WhatsApp: envie uma mensagem junto com uma arte que possa ser compartilhada facilmente por seus amigos. Eles são fundamentais para ajudar a divulgar a sua campanha. Mensagens personalizadas geram muito mais doações. As pessoas gostam de se sentir únicas.
Parceiros: envie uma arte para os influenciadores que você entrou em contato previamente. Facilite, envie uma imagem que eles possam apenas “copiar e colar” em suas redes.
Sites de conteúdo: agora é hora de enviar seus artigos para os sites que te deram o ok. Crie conteúdos únicos (não faça spam). Os jornalistas não gostam de receber artigos que já saíram em outros sites. Teste diversas abordagens de sua vaquinha: uma hora foque no projeto, depois foque nas recompensas, na sua trajetória (pessoal ou profissional) e por aí vai. Desta forma, você saberá qual conteúdo obteve melhor desempenho e gerou mais doações em sua vaquinha.
Aba “Novidades da Vaquinha”: todas (ou quase todas) as plataformas possuem a aba Novidades, na campanha. Nela, é possível postar atualizações sobre a campanha e todos os apoiadores receberão automaticamente em seu email. Crie conexão com os doadores. O Blog da vaquinha é a forma mais rápida de manter contato com os contribuidores.
Últimos dias da vaquinha
Faça a contagem regressiva em todos os canais. Crie um senso de urgência e incentive as pessoas a doar.
Lembre-se: 42% da meta é arrecadada no primeiro e nos três últimos dias de uma vaquinha.
Meta Batida
Atualize em todas as suas redes e informe sobre os próximos passos:
A meta não foi batida e a sua campanha é Tudo ou Nada: informe sobre o final de sua arrecadação, que o valor será devolvido para cada um dos doadores e agradeça a todos pelo apoio.
Meta batida ou a sua campanha é da modalidade Flex: Não apenas diga que a meta foi batida, os usuários precisam saber o que você fará com o dinheiro a partir de agora, quais são as etapas. Deixe claro.
Você deve criar um relacionamento duradouro com os contribuidores e seguidores de sua vaquinha. Em todos os canais.
Após o prazo da vaquinha
Não é porque a vaquinha terminou de arrecadar que você irá parar de atualizar seus doadores, pelo contrário, 41% dos doadores querem saber o impacto da sua doação e como você está utilizando o dinheiro que recebeu.
Continue divulgando atualizações nas redes sociais da vaquinha e também na aba Novidades, em sua campanha – você pode acessar a plataforma da vaquinha e continuar a postar mesmo após o encerramento da campanha.