Crowdfunding

Benefícios do Crowdfunding: dinheiro, clientes, marketing e muito mais!

Quando falamos em crowdfunding, pensamos logo em arrecadar fundos para um determinado objetivo. Mas, há muito mais benefícios para você, pessoa física ou empresa. Confira!

Quando falamos em crowdfunding, pensamos logo em arrecadar fundos para um determinado objetivo. Mas, é muito mais do que isso!

Com crowdfunding, você também tem clientes, marketing, pré-venda, logística e mais valor para a sua marca.

São benefícios para pessoas físicas e também para empresas. Veja abaixo:

Arrecadar Fundos

Com crowdfunding, você arrecada fundos sem a necessidade de pedir dinheiro emprestado para familiares e amigos ou pegar empréstimo com o Banco (e pagar juros).

Ao lançar uma campanha de crowdfunding, você não começa devendo a ninguém. E isso é muito importante para dar a tranquilidade que você precisa com o seu projeto.

Base de usuários/clientes fiéis

Você não fica restrito ao seu círculo de amizade ou ao seu bairro. É capaz de impactar pessoas do mundo inteiro e construir uma base de usuários leais e engajada com o seu propósito.

Os doadores poderão continuar com você mesmo após a sua campanha – basta que você faça um trabalho de aproximação e retenção dos usuários.

plataformas de crowdfunding que disponibilizam a lista de doadores, já em outras é possível adicionar o pixel do facebook para que a Rede Social armazene a lista de doadores. Veja abaixo um exemplo:

Seja criativo e crie uma relação duradoura com os seus contribuidores.

Marketing

Seguindo o plano de divulgação, sua campanha poderá ser publicada em sites de conteúdo, parceiros e receber a atenção de grandes veículos de mídia.

Aproveite o marketing gratuito! Você poderá captar não somente mais dinheiro, mas também atrair a atenção de investidores para o seu projeto.

Veja algumas matérias:

Pesquisa de Mercado

Com crowdfunding, você consegue testar o mercado e identificar em quais localidades há mais interesse pelo seu produto ou serviço; ou qual tipo de produto os usuários preferem (a geladeira vermelha ou a cinza). E mais, ainda recebe feedbacks para aprimorar o seu produto.

Lembro-me da campanha do Collest Coller, no Kickstarter. A primeira campanha do cooler não despertou tanto interesse. Ela foi lançada durante o inverno (período em que não há tanta procura por itens de praia) e não conseguiu alcançar a meta de $125,000.

Mas, eles não desistiram. Ouviram todos os feedbacks dos usuários e trabalharam em uma nova versão do produto que foi lançada no verão seguinte, em uma outra campanha de crowdfunding.

Resultado: a nova campanha bateu recorde de arrecadação no ano de 2014 com $13,285,226 arrecadados via 62,642 apoiadores.

É isso, ouvir os seus contribuidores e aprimorar o seu produto para que você possa vendê-lo com sucesso em larga escala!

Veja como ficou o Cooler Collest de 2014!

Pré-venda

Que tal vender o seu produto antes mesmo de lançá-lo? Com crowdfunding, é possível!

Muitos escritores e gamers estão criando campanhas de crowdfunding para financiar seus projetos. É a forma mais fácil, pois você não depende de Editoras (que, geralmente, só publicam grandes autores).

Você, primeiro vende o seu produto e depois, já com todo o dinheiro, lança!

Por exemplo, a vaquinha de pré-venda Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu, do Catarse, que bateu recorde do Brasil e da América Látina com 6 milhões arrecadados!

Logística

Com crowdfunding, você elimina custos desnecessários e só produz a quantidade exata que foi vendida. Nada a mais.

Isto porque o produto só será produzido após o fim da campanha – quando todos os doadores já contribuíram e apostaram no seu projeto.

E quando você lançar, de fato, o seu produto em larga escala, já saberá se há demanda suficiente (e em qual local e como deve ser o produto).

A empresa Xaomi já criou diversas campanhas de crowdfunding, como o secador de cabelo multifuncional, carteira escolar smart, boné que trata calvície e outros. O crowdfunding é uma segurança, pois ela só vai lançar o produto se houver demanda!

Agregar valor para a sua Marca

Se a sua campanha de crowdfunding foi um sucesso, possivelmente o seu produto ou serviço também será um sucesso quando lançado em larga escala.

Então, que tal mostrar isso aos investidores? Você poderá conversar com muito mais confiança em seu negócio e já com um case!

Você imaginava que crowdfunding tivesse tantos benefícios assim?

Deixe seu comentário! 😉

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