Quando falamos em crowdfunding, pensamos logo em arrecadar fundos para um determinado objetivo. Mas, é muito mais do que isso!
Com crowdfunding, você também tem clientes, marketing, pré-venda, logística e mais valor para a sua marca.
São benefícios para pessoas físicas e também para empresas. Veja abaixo:
Arrecadar Fundos
Com crowdfunding, você arrecada fundos sem a necessidade de pedir dinheiro emprestado para familiares e amigos ou pegar empréstimo com o Banco (e pagar juros).
Ao lançar uma campanha de crowdfunding, você não começa devendo a ninguém. E isso é muito importante para dar a tranquilidade que você precisa com o seu projeto.
Base de usuários/clientes fiéis
Você não fica restrito ao seu círculo de amizade ou ao seu bairro. É capaz de impactar pessoas do mundo inteiro e construir uma base de usuários leais e engajada com o seu propósito.
Os doadores poderão continuar com você mesmo após a sua campanha – basta que você faça um trabalho de aproximação e retenção dos usuários.
Há plataformas de crowdfunding que disponibilizam a lista de doadores, já em outras é possível adicionar o pixel do facebook para que a Rede Social armazene a lista de doadores. Veja abaixo um exemplo:
Seja criativo e crie uma relação duradoura com os seus contribuidores.
Marketing
Seguindo o plano de divulgação, sua campanha poderá ser publicada em sites de conteúdo, parceiros e receber a atenção de grandes veículos de mídia.
Aproveite o marketing gratuito! Você poderá captar não somente mais dinheiro, mas também atrair a atenção de investidores para o seu projeto.
Veja algumas matérias:
- Trio de amigos idealiza projeto do primeiro vinho produzido via crowdfunding no Brasil
- Mãe faz vaquinha online para comprar medicamento de R$ 12 milhões para o filho com doença rara
- Xiaomi faz crowdfunding para um secador de cabelo multifuncional
Pesquisa de Mercado
Com crowdfunding, você consegue testar o mercado e identificar em quais localidades há mais interesse pelo seu produto ou serviço; ou qual tipo de produto os usuários preferem (a geladeira vermelha ou a cinza). E mais, ainda recebe feedbacks para aprimorar o seu produto.
Lembro-me da campanha do Collest Coller, no Kickstarter. A primeira campanha do cooler não despertou tanto interesse. Ela foi lançada durante o inverno (período em que não há tanta procura por itens de praia) e não conseguiu alcançar a meta de $125,000.
Mas, eles não desistiram. Ouviram todos os feedbacks dos usuários e trabalharam em uma nova versão do produto que foi lançada no verão seguinte, em uma outra campanha de crowdfunding.
Resultado: a nova campanha bateu recorde de arrecadação no ano de 2014 com $13,285,226 arrecadados via 62,642 apoiadores.
É isso, ouvir os seus contribuidores e aprimorar o seu produto para que você possa vendê-lo com sucesso em larga escala!
Veja como ficou o Cooler Collest de 2014!
Pré-venda
Que tal vender o seu produto antes mesmo de lançá-lo? Com crowdfunding, é possível!
Muitos escritores e gamers estão criando campanhas de crowdfunding para financiar seus projetos. É a forma mais fácil, pois você não depende de Editoras (que, geralmente, só publicam grandes autores).
Você, primeiro vende o seu produto e depois, já com todo o dinheiro, lança!
Por exemplo, a vaquinha de pré-venda Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu, do Catarse, que bateu recorde do Brasil e da América Látina com 6 milhões arrecadados!
Logística
Com crowdfunding, você elimina custos desnecessários e só produz a quantidade exata que foi vendida. Nada a mais.
Isto porque o produto só será produzido após o fim da campanha – quando todos os doadores já contribuíram e apostaram no seu projeto.
E quando você lançar, de fato, o seu produto em larga escala, já saberá se há demanda suficiente (e em qual local e como deve ser o produto).
A empresa Xaomi já criou diversas campanhas de crowdfunding, como o secador de cabelo multifuncional, carteira escolar smart, boné que trata calvície e outros. O crowdfunding é uma segurança, pois ela só vai lançar o produto se houver demanda!
Agregar valor para a sua Marca
Se a sua campanha de crowdfunding foi um sucesso, possivelmente o seu produto ou serviço também será um sucesso quando lançado em larga escala.
Então, que tal mostrar isso aos investidores? Você poderá conversar com muito mais confiança em seu negócio e já com um case!
Você imaginava que crowdfunding tivesse tantos benefícios assim?
Deixe seu comentário! 😉