O Discover nada mais é do que um feed do Google com diversos artigos escolhidos automaticamente pelo buscador. Você não precisa pesquisar por nenhuma palavra-chave. Basta abrir o aplicativo do Google e visualizar os cards com conteúdos relevantes para você.
Mais de 800 milhões de pessoas no mundo usam o Google Discover todos os meses, por isso, vale a pena prestar atenção neste canal e saber como ele funciona.

Resultado da pesquisa do Google x Discover
Diferentemente do buscador do Google, em que você insere um termo para encontrar informações, o Discover exibe artigos e vídeos do YouTube de acordo com o interesse do usuário (comportamento de busca e navegação na web).
O resultado é atualizado regularmente, de acordo com a publicação de conteúdos na web e também com a evolução dos interesses do usuário.
Eu tenho vários clientes e também os meus interesses pessoais de busca. Logo, imaginem um resultado bem aleatório que vai de gatos, voice coaches à marketing digital.
Para quem trabalha com SEO, saiba que o Google Discover é bem menos previsível do que o buscador do Google. Não há como criar conteúdo que atinja explicitamente a correspondência de interesses do Discover. Você pode trabalhar algumas otimizações para tentar aparecer no feed – sim, tentar, já que o Google é que te escolhe – mas, não é nada garantido.
Por isso, trabalhe sempre com os dois canais: otimize o seu conteúdo para que apareça no resultado da pesquisa do Google e também para o Discover.
Como otimizar para aparecer no Google Discover
Basicamente, se o seu conteúdo estiver indexado e atender às políticas do Discover, você já tem chances de aparecer. Simple assim.
Não é preciso uma tag especial, alguma configuração e nem AMP. Lembre-se, eu falei “chances de aparecer”, não é nada garantido.
Para aumentar a probabilidade de seu artigo aparecer no feed do Google, verifique se você está postando conteúdo de interesse dos seus usuários.
Uma dica é instalar o Quantcast, pois ele informa quais temas os usuários do seu site mais se interessam e por quais outros sites concorrentes eles navegam.

Considere especialmente o seguinte:
- Para títulos, considere os mais emocionais que captam a essência do conteúdo. Não há aquela regra de 63 caracteres como há no buscador. Ah, e nem sempre o Discover vai escolher o seu Title – pode ser que ele escolha o seu H1 ou até o título que você configurou para aparecer quando compartilhar a matéria no Facebook.
- Você está fazendo conteúdo para humanos, mas um robô vai lê-lo também. Não adianta usar gatilhos de clique aqui, trechos enganosos em seu artigo ou no título – o famoso clickbait.
- Conteúdos exclusivos são ótimos, o Google Discover adora! Sabe aquele conteúdo que saiu em sites grandes como G1, UOL – dificilmente (eu diria que impossível) você copiar e o Discover exibi-lo no feed. Fuja de cópias. Você pode usar o artigo original como base, mas escrever um melhor ainda, com informações novas ou um do zero (que não tenha em nenhum outro lugar).
- Fornecer datas, informações claras sobre autores, publicação, editor, empresa ou rede por trás disso e informações de contato para melhor construir confiança e transparência com os usuários.
- Imagens! Nossa, eu já fiz MUITOS testes com imagens. Insira imagens de alta qualidade e otimizadas (nome de arquivo, descrição e que não sejam pesadas). As imagens de capa do artigo precisam ter pelo menos 1200 px de largura e ser ativadas pela configuração max-image-preview: large ou usando o AMP. O Google Discover vai “cortar” as laterais da imagens para que se enquadre no preview, por isso, o foco principal da imagem deve ser sempre no meio – eu já usei capas com 1600px para ter certeza de que o Discover não cortaria nada de importante da imagem. Vale o teste 😉
- Vídeos são super importantes! Quer dizer, vídeos exclusivos, autorais são importantes. Em meus testes, basta um vídeo novo em um artigo (claro, além de todas as outras otimizações) e boom, o Discover o escolhe! E, no caso de vídeos, ele troca a imagem de capa pelo vídeo no preview.
- Para saber se o Discover está exibindo os seus vídeos, acesse o relatório Discover, em seu Google Search Console e depois clique em Aspecto do Discover:
Reprodução: Arquivo pessoal
- Para saber se o Discover está exibindo os seus vídeos, acesse o relatório Discover, em seu Google Search Console e depois clique em Aspecto do Discover:
O sistema automatizado do Google Discover mostra conteúdo “a partir de sites que possuem muitas páginas individuais e que demonstram conhecimento, autoridade e confiabilidade (E-A-T).”
Monitore seu desempenho no Google Discover
Se você tiver conteúdo no Discover, poderá monitorar seu desempenho usando o Relatório de Desempenho no Search Console.
Este relatório mostra impressões, cliques e CTR de qualquer conteúdo que tenha aparecido no canal nos últimos 16 meses, desde que seus dados atinjam um limite mínimo de impressões.


E ai, ficou animado com as possibilidades deste canal? Vale MUITO a pena investir tempo, realizar testes para que seus artigos apareçam no Discover 😉
Fonte: Blast MKT