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Google Discover: como otimizar e gerar (muito) tráfego para seu site

Mais de 800 milhões de pessoas no mundo usam o Google Discover todos os meses, por isso, vale a pena prestar atenção neste canal e saber como ele funciona.

O Discover nada mais é do que um feed do Google com diversos artigos escolhidos automaticamente pelo buscador. Você não precisa pesquisar por nenhuma palavra-chave. Basta abrir o aplicativo do Google e visualizar os cards com conteúdos relevantes para você.

Mais de 800 milhões de pessoas no mundo usam o Google Discover todos os meses, por isso, vale a pena prestar atenção neste canal e saber como ele funciona.

Reprodução: Google Discover
telas do Google Discover

Resultado da pesquisa do Google x Discover

Diferentemente do buscador do Google, em que você insere um termo para encontrar informações, o Discover exibe artigos e vídeos do YouTube de acordo com o interesse do usuário (comportamento de busca e navegação na web).

O resultado é atualizado regularmente, de acordo com a publicação de conteúdos na web e também com a evolução dos interesses do usuário.

Eu tenho vários clientes e também os meus interesses pessoais de busca. Logo, imaginem um resultado bem aleatório que vai de gatos, voice coaches à marketing digital.

Para quem trabalha com SEO, saiba que o Google Discover é bem menos previsível do que o buscador do Google. Não há como criar conteúdo que atinja explicitamente a correspondência de interesses do Discover. Você pode trabalhar algumas otimizações para tentar aparecer no feed – sim, tentar, já que o Google é que te escolhe – mas, não é nada garantido.

Por isso, trabalhe sempre com os dois canais: otimize o seu conteúdo para que apareça no resultado da pesquisa do Google e também para o Discover.

Como otimizar para aparecer no Google Discover

Basicamente, se o seu conteúdo estiver indexado e atender às políticas do Discover, você já tem chances de aparecer. Simple assim.

Não é preciso uma tag especial, alguma configuração e nem AMP. Lembre-se, eu falei “chances de aparecer”, não é nada garantido.

Para aumentar a probabilidade de seu artigo aparecer no feed do Google, verifique se você está postando conteúdo de interesse dos seus usuários.

Uma dica é instalar o Quantcast, pois ele informa quais temas os usuários do seu site mais se interessam e por quais outros sites concorrentes eles navegam.

reprodução do relatório do Quantcast
Reprodução: Quantcast

Considere especialmente o seguinte:

  • Para títulos, considere os mais emocionais que captam a essência do conteúdo. Não há aquela regra de 63 caracteres como há no buscador. Ah, e nem sempre o Discover vai escolher o seu Title – pode ser que ele escolha o seu H1 ou até o título que você configurou para aparecer quando compartilhar a matéria no Facebook.
  • Você está fazendo conteúdo para humanos, mas um robô vai lê-lo também. Não adianta usar gatilhos de clique aqui, trechos enganosos em seu artigo ou no título – o famoso clickbait.
  • Conteúdos exclusivos são ótimos, o Google Discover adora! Sabe aquele conteúdo que saiu em sites grandes como G1, UOL – dificilmente (eu diria que impossível) você copiar e o Discover exibi-lo no feed. Fuja de cópias. Você pode usar o artigo original como base, mas escrever um melhor ainda, com informações novas ou um do zero (que não tenha em nenhum outro lugar).
  • Fornecer datas, informações claras sobre autores, publicação, editor, empresa ou rede por trás disso e informações de contato para melhor construir confiança e transparência com os usuários.
  • Imagens! Nossa, eu já fiz MUITOS testes com imagens. Insira imagens de alta qualidade e otimizadas (nome de arquivo, descrição e que não sejam pesadas). As imagens de capa do artigo precisam ter pelo menos 1200 px de largura e ser ativadas pela configuração max-image-preview: large ou usando o AMP. O Google Discover vai “cortar” as laterais da imagens para que se enquadre no preview, por isso, o foco principal da imagem deve ser sempre no meio – eu já usei capas com 1600px para ter certeza de que o Discover não cortaria nada de importante da imagem. Vale o teste 😉
  • Vídeos são super importantes! Quer dizer, vídeos exclusivos, autorais são importantes. Em meus testes, basta um vídeo novo em um artigo (claro, além de todas as outras otimizações) e boom, o Discover o escolhe! E, no caso de vídeos, ele troca a imagem de capa pelo vídeo no preview.
    • Para saber se o Discover está exibindo os seus vídeos, acesse o relatório Discover, em seu Google Search Console e depois clique em Aspecto do Discover:

      print do Aspecto do Google Discover
      Reprodução: Arquivo pessoal

O sistema automatizado do Google Discover mostra conteúdo “a partir de sites que possuem muitas páginas individuais e que demonstram conhecimento, autoridade e confiabilidade (E-A-T).”

Monitore seu desempenho no Google Discover

Se você tiver conteúdo no Discover, poderá monitorar seu desempenho usando o Relatório de Desempenho no Search Console.

Este relatório mostra impressões, cliques e CTR de qualquer conteúdo que tenha aparecido no canal nos últimos 16 meses, desde que seus dados atinjam um limite mínimo de impressões.

print do relatório de performance do Google Discover no Search Console
Reprodução: Arquivo pessoal
print do relatório de performance do Google Discover no Search Console
Reprodução: Arquivo pessoal

E ai, ficou animado com as possibilidades deste canal? Vale MUITO a pena investir tempo, realizar testes para que seus artigos apareçam no Discover 😉

Fonte: Blast MKT

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