Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimizar uma página web para que o Google entenda que ela é relevante para uma palavra-chave específica e a exiba em boa posição no resultado de busca.
Como SEO funciona?
Mecanismos de busca como o Google e Bing usam bots (robôs) para rastrear as páginas na web. Eles acessam uma página conhecida e navegam através dos links. Estes links podem ser dentro do site ou de sites externos. Os bots coletam informações sobre essas páginas (tema e como elas se conectam a outros que o Google já possui).
A partir dai, elas são categorizadas dentro do índice do mecanismo de busca. Pense no índice como uma biblioteca gigante, com conteúdos separados por tema, onde um bibliotecário pode puxar um livro (ou uma página da web) para ajudá-lo a encontrar exatamente o que você está procurando no momento.
Para saber qual será a ordem do posicionamento das páginas no resultado do Google para uma consulta específica, os algoritmos analisam página por página levando em conta mais de 200 fatores ou sinais de classificação. O Google rastreia todos os conteúdos e pode nos dar com exatidão a melhor resposta para o que estamos procurando.
Por que SEO é importante para o marketing?
SEO é uma parte fundamental do marketing digital porque as pessoas realizam diversas buscas todos os dias. Muitas vezes, com a intenção de encontrar mais informações sobre um produto ou realmente comprá-lo.
O seu site será exibido para o seu potencial cliente no momento em que ele buscar no Google um produto ou serviço como o seu.
- Confiabilidade: as pessoas confiam nos sites que o Google exibe nos primeiros resultados.
- Tráfego orgânico: com SEO você não paga anúncio para ter mais acessos. Mais visibilidade de forma gratuita.
- Branding: é uma forma de clientes descobrirem uma nova marca ou reforçar o posicionamento das marcas que já conhecem.
Além disso, o SEO também complementa outros canais. Já aconteceu de um cliente ser mencionado na TV e os usuários pesquisarem pela marca no Google. Ou após um post nas mídias sociais, alguém se interessar em saber mais sobre um determinado produto e “dar um Google”. Uma maior visibilidade e posicionamento nos resultados da busca pode ter um impacto grande em seus resultados.
Dúvidas mais frequentes sobre SEO
Quanto tempo leva para SEO dar resultado?
SEO não é algo que dará resultado de um dia para outro. É preciso haver análise, planejamento, testes.. Dependendo da palavra-chave a ser trabalhada, o resultado pode levar entre 6 meses e 1 ano.
Qual a diferença entre SEO e PPC?
SEO significa otimizar o site para melhorar seu posicionamento no mecanismo de busca. Se o seu potencial cliente clicar no resultado do Google, você não paga nada. É tráfego gratuito para o seu site. Porém, seu resultado geralmente ocorre após 6 meses.
Já com anúncios, ao criar e lançar a sua campanha, logo ela será exibida no Google quando buscarem pelas palavras-chave que você configurou. Porém, é leilão e você pagará cada vez que clicarem no anúncio.
Como posso melhorar o posicionamento do meu site mais rápido?
Crie conteúdo que responda as dúvidas de seus clientes.
Opte por começar com palavras-chave de nicho. Geralmente, elas possuem menos buscas, menos concorência e uma taxa de conversão maior do que palavras-chave amplas.
Mas, como disse acima, é necessário haver um esforço constante. Produza conteúdo, otimize, atualize, faça testes.
Qual o fator de rankeamento mais importante em SEO?
O Google possui mais de 200 fatores de rankeamento e está em constante evolução. Se eu tivesse que sugerir um fator seria o conteúdo de qualidade. Conheça o seu público, escreva um conteúdo que interesse para ele.
Lembre-se, você escreve para uma pessoa (seu leitor, cliente) e não para o robô do Google. Saber para quem é o seu conteúdo ajudará você a escrever da melhor forma.
Posso ter um bom posicionamento no Google sem fazer SEO?
Se você tiver sorte, sim. Mas, você terá que fornecer algo que seus concorrentes (na classificação do buscador) não possuem.
Para ter um bom posicionamento, você não precisa otimizar os 200 fatores de rankeamento, só precisa fazer 1% a mais do que o seu concorrente no resultado do buscador.
Quanto custa uma consultoria de SEO?
O custo de SEO depende do projeto e das demandas que devem ser executadas. Um bom profissional de SEO possui habilidades de métricas, usabilidade e até Desenvolvimento Web (HTML, CSS..). Desta forma, ele consegue liderar diversos colaboradores.
Além de Consultoria, também ofereço o plano de Mentoria para aqueles que possuem algum conhecimento e desejam executar as demandas conforme a minha orientação.
Ou, você também pode fazer tudo sozinho. Porém, levará mais tempo, pois há uma curva de aprendizado até que dê o resultado que você almeja.