É muito termo, um monte de sigla nova a cada dia, né? Às vezes, fica difícil acompanhar…
Por isso, criei um glossário com todas as definições para te ajudar a entender melhor esse mundo de SEO.
O que significa cada sigla em SEO:
Autoridade
Refere-se à importância ou peso dado a uma página em relação a uma determinada pesquisa no mecanismo de busca. O Google, por exemplom utiliza diversos fatores (ou sinais) ao avaliar a autoridade de uma página web.
Backlinks
São links em outros domínios que apontam para o seu domínio. Por exemplo, um link da bossawebmarketing.com apontando para americanas.com. O Google entende como se outros sites estivessem referenciando o seu e, quanto maior a autoridade do site, melhor.
CTR
Click through Rate ou Taxa de Cliques. É a proporção de usuários que clicam no resultado do Google em relação ao número total de usuários que visualizam uma página web: cliques ÷ impressões = CTR.
Crawler
É o robô do mecanismo de busca utilizado para rastrear dados na internet. O Google rastreia o seu site, identifica o conteudo e, em seguida, indexa na página do resultado de busca.
Domínio
É a url do seu site. No nosso caso bossawebmarketing.com.
Impressões
Número de vezes que o seu site é exibido na página de resultado de busca.
Indexar
É o ato do Google exibir a sua página no resultado de busca. A indexação ocorre após o Google conhecer o seu conteúdo e identificar como sendo de qualidade.
Link Building ou Otimização Offpage
Refere-se a todas as medidas que podem ser tomadas fora do site, a fim de melhorar sua posição nos rankings de busca.
Onpage optimization ou Otimização da Página
Refere-se a todas as medidas que podem ser tomadas diretamente dentro do site a fim de melhorar sua posição nos rankings de busca.
Palavra-chave
Uma palavra-chave é o que os usuários escrevem em um mecanismo de busca quando querem encontrar algo específico.
PPC
Pay-per-click, é um modelo de publicidade online onde os anunciantes veiculam anúncios em uma plataforma como o Google Ads e pagam uma taxa toda vez que alguém clica nele. Diferentemente de SEO cujo clique é gratuito, em PPC, ele é pago.
Ranquear
É um termo bastante usado pelos profissionais de SEO e siginica o posicionamento na SERP. O site A ranqueia melhor do que o B ou o site A possui melhor posicionamento do que o B.
Search Engine
Ou mecanismo de busca é um site através do qual os usuários podem pesquisar conteúdo da Internet. Exemplos de mecanismos de busca: Google, Bing, Duck Duck Go e outros.
SEM
Search engine marketing ou marketing nos mecanismos de busca. É basicamente SEO + PPC. Com eles, criamos estratégias para aumentar a visibilidade de um site no mecanismo de busca através de divulgação orgânica (SEO) ou paga (PPC).
SEO
Search engine optimization ou otimização para os mecanismos de busca. É o processo de otimizar uma página web para que o Google entenda que ela é relevante para uma palavra-chave específica e a exiba em boa posição no resultado de busca.
SERP
Search engine results page ou página do resultado do mecanismo de busca. Cada página do Google, por exemplo, pode conter 10 ou mais resultados. Seja de texto, imagens ou vídeos.
Volume de buscas
Refere-se ao número de pesquisas para uma palavra-chave específica em mecanismos de pesquisa como o Google.
Está faltando algum termo? Deixe nos comentário.
Este artigo está em constante atualização 😉