Roberto Carlos
Marketing

O que podemos aprender de Marketing com o Rei Roberto Carlos?

Veja as estratégias do Rei para se manter no auge durante 6 décadas de carreira e como elas têm a ver com o marketing!

Roberto Carlos é o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo. Ele lançou mais de 62 álbuns nacionais e 40 internacionais, que venderam, segundo estimativas, em torno de 120 milhões de cópias.

Mas, apesar de 6 décadas de carreira, as primeiras canções dele continuam fazendo muito sucesso. Segundo levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação), a canção mais rentável para o cantor em 2020 foi “Como é grande o meu amor por você”, composta por ele em 1966 (socorro, há 56 anos) .

Dentre as 676 músicas de autoria dele, essa é a segunda mais gravada até hoje, atrás apenas de “Emoções” <3.

Veja as estratégias do Rei para se manter no auge durante tanto tempo de carreira e como elas têm a ver com o marketing!

6 décadas cantando as mesmas músicas e sabe por quê?

Para fixar a canção na mente dos fãs e se tornar referência.

Se ele tivesse cantado “Como é grande o meu amor por você” em apenas 1 ou 2 anos, garanto que ela não teria o sucesso que tem hoje. Os fãs nem lembrariam…

Se você tem um negócio online, não tenha receio de falar sempre sobre o mesmo tema.

Você não será visto como chato. Muito pelo contrário, desta forma, os clientes o verão como referência. Você realmente entende do assunto.

Diversas formas de falar sobre o mesmo tema

Para continuar sempre na mídia, ele faz diferentes versões (em outros ritmos e também em outros idiomas), canta em parceria com outros profissionais, cede licença de músicas para que outros cantores façam suas próprias versões… e, se você parar para pensar, há tudo isso no marketing digital também!

Você pode fazer fotos, vídeos, ebooks, webinars, collabs e mais um monte de coisa que a sua mente quiser!

Parcerias improváveis do Rei:

  • Jennifer Lopez
  • Michel Teló
  • Ludmilla
  • Anitta
  • Luan Santana
  • Thiaguinho
  • MC Leozinho
  • Atores de novela (nos especiais de fim de ano da Globo)

E você aí com medo de se aventurar em novas ações, novas parcerias… Vai com tudo, saia da sua zona de conforto.

Crie rotina e prepare o seu cliente para comprar de você

Todo final de ano, nós esperamos um novo disco do Rei e também o especial de Natal da Globo, né? Ele criou esse hábito e nós, clientes, já nos preparamos para essa data. Nos preparamos para consumir seus produtos.

O que o seu cliente pode esperar de você? O que ele tem certeza que você fará (por ele ou algum hábito seu)?

Você pode fazer uma live sempre no mesmo horário, ter um jargão e usá-lo sempre, vender um produto na mesma época…

Quando o cliente te conhece bem, quando você cria uma rotina e o prepara para receber algo, ele compra com mais facilidade, com mais confiança.

Conheca o seu público e fale para ele… só para ele

O cantor sabe que o seu público é feminino e deixa isso muito claro.

Em suas canções, nas rosas que ele distribui para o público, nas frases durante os shows (enaltecendo as mulheres)…

São as mulheres que compram, então, é nas mulheres que ele deve ficar toda a sua divulgação.

Seja constante em sua divulgação

Ah, uma última lição do Rei é: seja constante em sua divulgação para que a sua marca esteja sempre na mente dos usuários 😉

“Quem não é visto, não é lembrado.” Apareça para o seu cliente, sempre!

Gostou? Agora me diz qual outro cantor ou marca não sai da sua cabeça?”

 

Fonte da imagem de capa: O TV Foco