Funil Multicanal Google Analytics
Marketing

Funil Multicanal x Outros Relatórios do Google Analytics

Nos demais relatórios do Google Analytics só é possível saber qual foi o último canal responsável pela conversão. Porém, no Funil Multicanal, podemos saber qual o papel que cada canal desempenhou até a conversão.

E para cada usuário, é gerado um caminho de conversão, uma sequência de interações (por exemplo, facebook.com/referral -> google/organic). Além de podermos saber quanto tempo levou da interação inicial até a conversão.

Por exemplo, muitas pessoas podem comprar no seu site após clicar em um e-mail marketing. No entanto, esta não foi a primeira interação. Ele pode ter acessado o seu site primeiramente através de um link em um blog ou em uma rede social.

Os relatórios de Funil Multicanal mostram como interações anteriores contribuíram para a conversão final.

Caminho de Conversão do Relatório de Funil Multicanal no Google Analytics

Isso é muito bom também para as Campanhas do Google Ads. Às vezes, há palavras-chave muito clicadas, porém que não convertem. Por isso, sempre antes de excluir ou pausar alguma palavra-chave, devemos analisar no relatório de Funil Multicanal se, apesar de não converter, ela é responsável por dar “assistência” a alguma conversão.

É muito comum o usuário clicar no anúncio de Ads, mas converter através de uma campanha institucional ou via origem orgânica. Porém, a primeira interação foi com o anúncio.

Comparações entre Funil Multicanal x Outros Relatórios

Fonte: print do Google Analytics

Atraso na coleta de dados do Funil Multicanal

O Google Analytics demora 24h para coletar todos os dados do Funil Multicanal. Quer dizer, não aparecerão dados do dia atual – ao contrário dos demais relatórios cujos dados são atualizados com mais rapidez.

Total de Conversões dos Relatórios

O total de conversões de Funil Multicanal é a soma do total das conversões de Meta e o total das Transações de Comércio Eletrônico.

Mas, você poderá selecionar, caso queira ver os valores de uma específica.

Conversões Diretas

Nos Relatórios do Funil Multicanal, a origem responsável pela conversão é sempre a última. Não importa se for Referência, Direta, Campanha, Orgânico ou CPC. Se um usuário digitou a url do site e depois converteu, a responsável é a origem “direta”.

Já nos demais relatórios é diferente. Caso a última origem seja “direta”, a atribuição da conversão será dada à origem anterior, se houver.

Por exemplo, se um usuário acessar o seu site via origem google e depois converter através de acesso direto (digitou a url), a origem “direta” é ignorada e a conversão ao Google.

Já nos Funis Multicanais, a origem “direta” não é ignorada e, corretamente, ela é exibida como a responsável pela conversão e “google” como sendo a interação de assistência.

Porém, isso só acontece com a origem “direta”. Caso o usuário tenha acessado o site através do Google e depois converteu como origem “facebook”, ambos os relatórios mostrarão que “facebook” foi a responsável pela conversão.

Lookback de 30 dias nas conversões

O caminho de conversão do Funil Multicanal é uma sequência de interações (por exemplo, facebook.com/referral -> google/organic). O Google Analytics monitora o usuário, por meio do cookie, durante 30 dias, até ele converter. Esse lookback das conversões não existe nos outros relatórios, só no Funil Multicanal.

E você, também analisa o Funil Multicanal?

Deixe seu comentário!

Facebook Comments