Já deve ter acontecido com você… Ao pesquisar por alguma notícia, percebemos que diversos sites possuem conteúdo bem similar (ou trechos realmente idênticos).
John Mueller, do Google, explicou como o Google detecta duplicidades, deu exemplos e também como ele lida quando isto acontece.
Como o Google determina a origem do conteúdo?
O buscador utiliza diversos fatores para identificar se um conteúdo é cópia ou não. E, caso seja cópia, se deve passar à frente da original.
Segundo Muller:
“Acho que é meio complicado em alguns aspectos … em alguns aspectos é realmente fácil porque se você pegar um pedaço de texto e pesquisar por ele, então é exatamente o mesmo texto que está na web ou em outras páginas, então isso é muito bom sinal de que este é conteúdo copiado.
Então, por exemplo, se você copiou conteúdo que se parece mais com um disclaimer, você tem … aviso legal na parte inferior do seu site. Que é algo que você tem em todas as páginas do seu site.
Então, tecnicamente, esse é o conteúdo copiado.
Mas, na prática, para nós, isso não é realmente um problema, porque essas são coisas que as pessoas geralmente não procuram. Não é que eles estejam procurando a isenção de responsabilidade legal e queiram encontrar seu site.
Eles estão mais procurando pelo seu conteúdo principal. E … nesse sentido, é algo em que tentamos pesar o conteúdo copiado de forma adequada, mas também meio que olhamos para o resto do seu site.
É fácil reconhecer que há conteúdo copiado nessas páginas, mas é difícil descobrir o que devemos fazer sobre esse conteúdo copiado.”
Quando uma cópia é mais relevante que a original
Ele deu o exemplo do Blog do Google pois, muitas vezes, outros sites criam artigos melhores que o original, com informações mais relevantes:
“E, às vezes, a pessoa que escreveu primeiro não é, por exemplo, o mais relevante.
Vemos isso muitas vezes, por exemplo, com nossas próprias postagens do blog, em que escrevemos um artigo, colocamos as informações e alguém copia esse conteúdo e adiciona muitas informações extras nele.
E quando alguém está pesquisando, talvez ele queira encontrar a fonte original. Ou talvez queira um artigo mais embasado… um conteúdo com mais pesquisa.
Então, só porque algo é original, não significa que seja o mais relevante quando alguém está procurando por essa informação.”
Trecho com a citação de John Mueller sobre conteúdo duplicado:
Ele comentou sobre o caso durante uma gravação do English Google SEO do 11 de dezembro de 2020.
Então, pessoal, vale se “inspirar”, como dizem, mas nada de copiar o texto. Você precisa adicionar informações extras que o torne mais relevante que o original.
Fonte: SEJ