mulher segurando o celular e olhando pra ele
Marketing

Como os usuários leem na internet

As pessoas não leem todo o conteúdo de uma página web (no desktop ou celular). Elas apenas escaneiam as informações. Veja dicas de como facilitar a leitura e aumentar o engajamento do usuário.

Uma pesquisa da Nielsen Norman Group apontou que as pessoas não leem todo o conteúdo de uma página web (no desktop ou celular). Elas apenas escaneiam as informações e em vários padrões, sendo um deles o formato da letra F. Entenda abaixo.

Os usuários leem primeiro em um movimento horizontal, geralmente na parte superior da área de conteúdo. Depois descem para outra linha e, por fim, passam o olho no lado esquerdo do conteúdo em um movimento vertical. Formando a letra F.

Isto acontece quando só tem texto na pagina (um bloco maçante de texto), quando o usuário quer ser eficiente e ler mais rápido (afinal, somos bombardeados de informações a todo o momento) ou ele simplesmente não está interessado em ler palavra por palavra.

O padrão em forma de F não é o único padrão de escaneamento de conteúdo:

  • Padrão de bolo em camadas (layer-cake pattern) ocorre quando os olhos examinam títulos e subtítulos e ignoram o texto normal abaixo. Um gráfico visual ou mapa de calor desse comportamento mostrará linhas horizontais, uma referência a um bolo com camadas de glacê.
  • Padrão pontilhado (spotted pattern) consiste em pular grandes pedaços de texto e escanear como se procurasse por algo específico, como um link, números, uma palavra específica ou um conjunto de palavras com uma forma distinta (como um endereço ou assinatura).
  • Padrão de marcação (marking pattern) envolve manter os olhos focados em um lugar enquanto o mouse rola ou desliza o dedo pela página. Este padrão acontece mais no celular do que no desktop.
  • Padrão de ignorar (bypassing pattern) ocorre quando as pessoas pulam as primeiras palavras da frase quando várias linhas de texto em uma lista começam todas com a(s) mesma(s) palavra(s).
  • Padrão de compromisso (commitment pattern) consiste em fixar-se em quase tudo na página. Se as pessoas estiverem altamente motivadas e interessadas no conteúdo, elas lerão todo o texto em um parágrafo ou mesmo uma página inteira. Isto só acontece por volta de 16% das vezes. No geral, as pessoas escaneiam a página.

Dicas para facilitar a leitura:

  • Inclua os pontos mais importantes nos primeiros dois parágrafos da página.
  • Use títulos e subtítulos. Em fontes maiores e mais destacadas que o texto normal.
  • Comece os títulos e subtítulos com palavras que contenham a informação chave: se os usuários “passarem o olho” apenas nas 2 primeiras palavras, eles ainda deverão entender o contexto da seção seguinte.
  • Use imagens, embeds de mídias sociais e vídeos. Isso dá uma quebrada no “bloco de texto”.
  • Palavras e frases importantes em negrito.
  • Aproveite a formatação diferente dos links e certifique-se de que eles incluam palavras contendo informações (em vez de “vá”, “clique aqui” ou “mais” genérico). Isto também ajuda os usuários que utilizam leitor de tela, pois eles saberão exatamente o que contém no link.
  • Use bullets e listas numeradas.
  • Corte o conteúdo desnecessário.

Evite:

  • Parágrafos longos.
  • Omitir informações importantes.
  • Escrever de forma complicada (todo mundo precisa entender o seu texto).

Essas dicas valem para qualquer texto de internet: artigos, posts de mídias sociais, campanhas de crowdfunding… Devemos deixar o texto mais leve e fácil de ler.