Marketing

Case de Google Ads da Órama

Veja como a ÓRAMA obteve um aumento de 235,91% em conversões (leads) com um custo por aquisição de menos 82%! Nem sempre é preciso investir mais dinheiro para ter melhores resultados. Basta otimizar!

A ÓRAMA é a primeira loja de Fundos de Investimento do Brasil e apostou no marketing digital para alavancar o negócio e captar mais clientes.

A empresa possuía uma campanha no Google Ads que rodava há 6 meses e contratou a minha consultoria pois não estava satisfeita com a performance da divulgação e a baixa quantidade de leads gerados através deles.

Tinha uma verba relativamente alta. Eram diversos anúncios na Rede de Pesquisa e Rede de Display do Google, inclusive Remarketing, o que gerava uma grande quantidade de visitantes ao site. Porém, de baixa qualidade, com taxa de rejeição acima de 70% – isto é de 100 pessoas, 70 acessavam e logo saíam do site, sem navegar.

Para obter o resultado abaixo, foram realizadas as seguintes otimizações na conta de Google Ads.

Cenário em que a campanha estava

  • Na Rede de Pesquisa, todos os anúncios estavam inseridos em uma única campanha. Deste modo, não podíamos configurar cada grupo de anúncio de acordo com o orçamento, método de exibição, extensões de anúncio, programação, entre outros itens.
  • As campanhas estavam atingindo usuários não qualificados e desperdiçando verba – somente  57,43% dos usuários que clicavam nos anúncios se tornavam visitantes do site, o restante desistia de navegar sem ao menos terminar o carregamento da página.
  • Havia pouquíssimas palavras-chave negativas nas campanha!
  • Taxa de rejeição se mantinha acima de 70% em todos os meses.

Otimizações realizadas

  • Exclusão de campanhas desqualificadas.
  • Criação de campanhas segmentadas. Retirei os grupos de anúncios (que estavam em uma única campanha) e criei campanhas específicas para cada um, de acordo com suas características.
  • Redução inicial de 50% da verba diária das campanhas de Pesquisa e 40% da verba da Rede de Display.
  • Mais de 4 mil palavras-chave negativas. Sim, campanhas de Google Ads com o tema dinheiro precisam de atenção redobrada e muitas palavras-chave negativas.

Resultado após Otimização

Comparação entre os 2 períodos – Maio/Out 2012 x Ago 2011/Jan 2012:

  • 98,28% dos cliques se convertem em visitas ao site.
  • O número de impressões diminuiu 87,01% e o CTR aumentou 235,98%!
  • A Taxa de Rejeição diminuiu 34,07%.
  • O custo da verba total do período diminuiu 40,08% em relação ao período anterior. O mais impressionante foi o quanto reduzimos da Rede de Display: -85,28%!
  • A conversão aumentou em 235,91%.
  • A taxa de conversão 350%.
  • E o custo por aquisição diminuiu 82%!
Fonte: Arquivo pessoal
Fonte: Arquivo pessoal

Este case foi reconhecido pelo Google Ads Brasil! 🙂