A ÓRAMA é a primeira loja de Fundos de Investimento do Brasil e apostou no marketing digital para alavancar o negócio e captar mais clientes.
A empresa possuía uma campanha no Google Ads que rodava há 6 meses e contratou a minha consultoria pois não estava satisfeita com a performance da divulgação e a baixa quantidade de leads gerados através deles.
Tinha uma verba relativamente alta. Eram diversos anúncios na Rede de Pesquisa e Rede de Display do Google, inclusive Remarketing, o que gerava uma grande quantidade de visitantes ao site. Porém, de baixa qualidade, com taxa de rejeição acima de 70% – isto é de 100 pessoas, 70 acessavam e logo saíam do site, sem navegar.
Para obter o resultado abaixo, foram realizadas as seguintes otimizações na conta de Google Ads.
Cenário em que a campanha estava
- Na Rede de Pesquisa, todos os anúncios estavam inseridos em uma única campanha. Deste modo, não podíamos configurar cada grupo de anúncio de acordo com o orçamento, método de exibição, extensões de anúncio, programação, entre outros itens.
- As campanhas estavam atingindo usuários não qualificados e desperdiçando verba – somente 57,43% dos usuários que clicavam nos anúncios se tornavam visitantes do site, o restante desistia de navegar sem ao menos terminar o carregamento da página.
- Havia pouquíssimas palavras-chave negativas nas campanhas!
- Taxa de rejeição se mantinha acima de 70% em todos os meses.
Otimizações realizadas
- Exclusão de campanhas desqualificadas.
- Criação de campanhas segmentadas. Retirei os grupos de anúncios (que estavam em uma única campanha) e criei campanhas específicas para cada um, de acordo com suas características.
- Redução inicial de 50% da verba diária das campanhas de Pesquisa e 40% da verba da Rede de Display.
- Mais de 4 mil palavras-chave negativas. Sim, campanhas de Google Ads com o tema dinheiro precisam de atenção redobrada e muitas palavras-chave negativas.
Resultado após Otimização
Comparação entre os 2 períodos – Maio/Out 2012 x Ago 2011/Jan 2012:
- 98,28% dos cliques se convertem em visitas ao site.
- O número de impressões diminuiu 87,01% e o CTR aumentou 235,98%!
- A Taxa de Rejeição diminuiu 34,07%.
- O custo da verba total do período diminuiu 40,08% em relação ao período anterior. O mais impressionante foi o quanto reduzimos da Rede de Display: -85,28%!
- A conversão aumentou em 235,91%.
- A taxa de conversão 350%.
- E o custo por aquisição diminuiu 82%!
Este case foi reconhecido pelo Google Ads Brasil! 🙂