Crowdfunding

O que é Crowdfunding?

É quando diversas pessoas colaboram financeiramente para um projeto, uma ideia ou uma causa. Em 2020, foram criadas 6.445.080 campanhas de crowdfunding ao redor do mundo. Confira!

Crowdfunding, na tradução literal, significa financiamento pela multidão ou simplesmente financiamento coletivo, como falamos em português.

É quando diversas pessoas colaboram financeiramente para que um projeto se torne realidade – seja ele um intercâmbio, um tratamento de saúde, o lançamento de um produto ou outro.

Se você precisa de dinheiro para tirar algum projeto do papel, você pode criar uma campanha de crowdfunding. A única regra é que o seu projeto atenda às leis do país – tirando isso, todo objetivo é válido.

Ideia dinheiro e crowdfunding

Crowdfunding pelo mundo

Em 2020, foram criadas 6.445.080 campanhas de crowdfunding ao redor do mundo, movimentando $65 bilhões. Segundo o site Fundly, a projeção é que em 2025, o mercado global triplique.

Segue os valores por continente:

  • América do Norte: $ 17,2 bilhões
  • Ásia: $ 10,54 bilhões
  • Europa: $ 6,48 bilhões
  • América do Sul: $ 85,74 milhões
  • Oceania: $ 68,8 milhões

De acordo com a Statista, o mercado de crowdfunding no Brasil deve atingir US $ 9,9 milhões em 2021.

Crowdfunding, financiamento coletivo e vaquinha

É tudo a mesma coisa. Com todas as opções, você pode arrecadar para uma causa com a ajuda financeira da multidão.

O que acontece é que, em algumas plataformas, é obrigatório adicionar a recompensa na campanha. Já outras, como a Vakinha, não.

Por exemplo, em campanhas de pré-venda, os usuários doam basicamente para receber em primeira mão o produto. Já em campanhas para custear tratamento de saúde, os doadores contribuem simplesmente pela causa, por querer transformar uma história.

Características do crowdfunding

Toda campanha de crowdfunding tem:

  • Texto da campanha: você deve explicar porque seu projeto é tão importante e você precisa do dinheiro agora e não depois. Use texto, imagens, vídeos.. tudo que possa enriquecer a sua campanha e convencer o doador.
  • Recompensas: o que você dará em troca de uma contribuição? Pense desde as pessoas que podem ajudá-lo com R$ 20,00 ou R$ 40,00 até àquelas que podem contribuir com valores maiores, acima de R$ 1.000,00.
  • Meta: qual valor necessário para colocar o seu projeto no ar? Não exagere, coloque o valor real que você precisa. Adicione os custos da taxa da plataforma, valores de envio das recompensas (caso sejam físicas), de divulgação da vaquinha e outros que achar pertinentes.

Agora que você já sabe o que é crowdfunding e como utilizá-lo, crie já uma campanha e conte com a colaboração de pessoas que acreditam em você!

Boa sorte! <3